terça-feira, 11 de junho de 2024

Projeto "Ler com Amigos Ainda é Melhor": Um Triunfo da Inclusão e da Criatividade

Este ano, o projeto “Ler com Amigos Ainda é Melhor” deu um passo significativo rumo à inclusão e à promoção da criatividade entre os alunos. A iniciativa, que decorreu na Escola Básica 2,3 de Silvares, destacou-se pela sua abordagem inclusiva e pela colaboração exemplar entre os professores e o grupo de educação especial. Através de parcerias bem-sucedidas, como as desenvolvidas com a disciplina de português do 5.º ano, o projeto trouxe à vida histórias encantadoras que foram partilhadas nas turmas.

Dois dos projetos apresentados, "História às Rodelas" com a história "O Cabelo do Senhor Capelo" e "Calça-me um Conto" com a história "O Monstro das Cores", demonstraram como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão. Estas atividades não só cativaram a atenção dos alunos, como também incentivaram a empatia e a compreensão mútua. A colaboração com o grupo de educação especial foi fundamental para adaptar as histórias, permitindo que todos os alunos, independentemente das suas necessidades, pudessem participar e desfrutar da leitura.

Além disso, o projeto foi expandido para as turmas do 1.º ciclo na Escola Básica Carlos Teixeira, onde a mesma filosofia inclusiva foi aplicada. Esta extensão do projeto assegurou que os mais novos também pudessem beneficiar das atividades, promovendo a inclusão desde os primeiros anos de escolaridade.

Para finalizar o trabalho deste ano letivo, os alunos envolvidos no projeto criaram fantoches baseados nas personagens da história “Mãe, Querida Mãe”. Esta atividade culminou com a dramatização da história, realizada pelos alunos que beneficiam de medidas adicionais e foi apresentada em duas salas do 1.º ciclo. Esta forma de contar histórias através da dramatização não só estimula a imaginação dos alunos, mas também reforça a importância da expressão oral e da colaboração em grupo.

Como membro da equipa de educação especial, gostaria de expressar um profundo agradecimento aos professores que participaram ativamente neste projeto. O seu empenho e dedicação não só promoveram a inclusão, mas também estimularam a criatividade e a partilha entre os alunos. Através da sua liderança inspiradora, conseguiram criar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos os alunos se sentiram valorizados e motivados a participar.

O sucesso do projeto “Ler com Amigos Ainda é Melhor” reflete o poder da educação inclusiva e a importância da colaboração entre professores, alunos e a comunidade escolar. 

Prof. Hugo - Educação Especial




Sem comentários:

Enviar um comentário