segunda-feira, 20 de maio de 2024

Leitura Inclusiva e Criativa: O Projeto "Calça-me um Conto" na Escola de Silvares

Na EB2,3 de Silvares, uma nova experiência inclusiva está a florescer através do projeto "Ler com Amigos Ainda é Melhor", a Educação Especial e o projeto "Calça-me um Conto" da disciplina de Português do 5.º ano. Esta atividade para além de promover a inclusão, também estimula a criatividade e a partilha entre os discentes.

Ao longo do 3.º período, os alunos da turma participaram num projeto único: ler uma história e representá-la através de uma caixa de sapatos. Esta abordagem criativa desafiou-os a interpretar a história de forma original, e permitiu-lhes expressar a sua criatividade de uma forma tangível e envolvente.

Para os alunos que beneficiam de medidas adicionais, esta tarefa poderia parecer intimidante. No entanto, graças ao apoio do Clube "Ler com Amigos Ainda é Melhor", estes alunos receberam assistência na leitura e interpretação da história, permitindo-lhes compreendê-la, sentirem-se valorizados e incluídos no processo.

Os discentes receberam orientação na decoração das caixas de sapatos e no treino do reconto da história. Esta colaboração entre o Clube, a Educação Especial e a disciplina de Português permitiu que todos participassem ativamente e contribuíssem com as suas habilidades únicas.

O apoio especializado da Educação Especial foi fundamental para o sucesso do projeto. No dia da apresentação, os alunos partilharam as suas criações e histórias. Foi um momento emocionante, cheio de orgulho e realização. As caixas de sapatos ganharam vida, contando histórias cativantes que refletiam a imaginação e criatividade dos alunos. Permitiu-lhes mostrar o seu potencial, superar desafios e sentir-se parte de uma comunidade escolar unida.

As fotografias capturaram cada momento de alegria e realização. 



Sem comentários:

Enviar um comentário