sexta-feira, 26 de junho de 2020

Aristides de Sousa Mendes
Há 80 anos Aristides de Sousa Mendes, Cônsul português em Bordéus, concedia, desobedecendo às ordens de Salazar, milhares de vistos que possibilitaram a milhares de mulheres, de homens e crianças, muitos deles judeus, a fuga para Portugal e daí para um destino de liberdade. Aristides chegou mesmo a dar ordem aos consulados de Toulouse e Bayonne para que assinassem os vistos. Deslocou-se a Bayonne e continuou, na rua, junto à fronteira de Hendaye, a tarefa hercúlea de atribuição de vistos.
Esta não é uma história para esquecer, é sim uma história para contar. Para mostrar que o ato de consciência de Aristides de Sousa Mendes é um exemplo de luta contra a discriminação e de afirmação de valores de liberdade e solidariedade.
A Direção-Geral da Educação presta homenagem a Aristides de Sousa Mendes e desafia as escolas a associarem-se a esta comemoração, divulgando junto dos alunos esta figura única na História de Portugal e promovendo uma consciência e uma atitude critica de exercício de cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário