A História é feita de escolhas, de símbolos e de silêncios. É memória e reinvenção. É o que se conta, o que se esquece, o que se transforma. E foi nesse espírito que os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos embarcaram numa viagem ao passado, recriando o momento em que Portugal se reinventou como República.
No âmbito da atividade interdisciplinar “Celebrar
o feriado 5 de outubro – A Bandeira da República: Escolher com Liberdade, Criar
com Identidade”, os alunos tornaram-se protagonistas de uma narrativa
histórica. Em História e Geografia de Portugal (2.º Ciclo) e História (3.º
Ciclo), exploraram a mudança de regime e os novos símbolos da 1.ª República — a
moeda, o hino, a bandeira. Foram-lhes apresentados os 28 projetos históricos de
bandeira e, como membros da “Comissão Republicana”, votaram na proposta que
melhor representa os ideais de liberdade, progresso e identidade nacional.
A campanha e o apelo ao voto foram conduzidos com
entusiasmo pelos alunos do 6.º ano, que sensibilizaram colegas, professores e
assistentes operacionais para o valor da participação democrática.
A Biblioteca Escolar transformou-se numa autêntica
sala de voto: com urna, boletins e um painel expositivo que reunia todas as
propostas de bandeira — à exceção da escolhida em 1911, a que hoje nos
representa oficialmente. Ali, cada voto foi mais do que um gesto — foi uma
afirmação de cidadania.
A atividade permitiu trabalhar, de forma explícita,
a dimensão “Democracia e Instituições Políticas” da disciplina de Cidadania e
Desenvolvimento, promovendo o pensamento crítico, o envolvimento coletivo e o
sentido de representação.
Se os eleitores de 3 de outubro de 2025 fossem chamados, como na 1.ª República, a escolher a bandeira republicana, a escolhida seria a proposta n.º 13, da autoria de J. S. Ferreira — símbolo de uma República que continua a ser construída, todos os dias, por vozes jovens e conscientes.
Grupo de HGP
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